O que fazer em Mariana (MG) – roteiro de 1 dia

Não se assustem com o título desse post, pois é isso mesmo – é possível conhecer a Cidade de Mariana em um só dia, pois nós conhecemos. No dia que saímos de Ouro Preto para Tiradentes, fizemos um pit stop em Mariana (que fica a uns 30 minutos de carro de Ouro Preto) e foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de interesse.

A começar pela Catedral Basílica da Sé bem no centro da praça principal e que é muito bonita super enfeitada de ouro e cristais e onde ocorrem apresentações de música em um órgão especial.

Seguimos em direção à Igreja de São Francisco de Assis onde estão os restos mortais do artista Ataíde -que nasceu nessa cidade – cujo mestre foi ninguém menos que o Aleijadinho à quem são atribuídas as pinturas na nave e na sacristia. Bem ao lado fica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que foi quase completamente destruída por um incêndio em janeiro de 1999, quando sua restauração total estava prestes a ser concluída. O teto que foi pintado pelo famoso mestre Francisco Xavier Carneiro, desabou. O altar foi o único lugar que não foi consumido pelo fogo. A fachada, o telhado e as paredes internas foram recuperadas e as pinturas reparadas.

Na Praça Minas Gerais bem em frente à Igreja de São Francisco fica a Câmara dos vereadores e é o local onde antigamente funcionava uma cadeia no subsolo.

Descemos em direção ao Chafariz São Francisco onde antigamente era o ponto de encontro da nobreza de Mariana. Bem ao lado do chafariz está a casa que pertenceu ao Conde de Assumar e depois ao primeiro bispo da Cidade.

Logo a seguir avistamos a praça Gomes Freire um local muito agradável e tranquilo cercada de casarões do século XVIII e que antigamente era palco de touradas e festas reais e religiosas.

Da praça avista-se também a Igreja de São Pedro dos Clérigos uma construção de 1752 que encontra-se inacabada. A torre da esquerda é original e de pedra e a da direita, de tijolos, já caiu duas vezes. O telhado lembra um casco de tartaruga, enquanto o fundo um navio.

Seguindo a partir da Catedral Basílica da Sé é possível encontrar as lojinhas e restaurantes principais da Cidade.

Caso você tenha mais de um dia na Cidade, recomendamos que visite a Mina da Passagem que apesar de inativa é a maior mina de ouro no mundo que permanece aberta para visitação.Nós como não tínhamos mais tempo, nos demos por satisfeitos de conhecer os principais pontos de interesse.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Esta entrada foi publicada em Mariana, Minas Gerais e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a O que fazer em Mariana (MG) – roteiro de 1 dia

  1. Adorei o roteiro de vocês! Foi uma pena, não terem ido nas grutas!
    Simplesmente maravilhoso, existe dentro delas um encantamento, um mundo mágico!

    Felicidades!
    Um abraço Luciana Pinheiro, Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>